segunda-feira, 2 de março de 2020




* NEOLIBERALISMO, INJUSTIÇA E VIOLÊNCIA

* O IMPÉRIO ABALADO, AMEDRONTADO E AMEAÇADO

* O MODELO FALIDO QUE MATA PARA SOBREVIVER

Por Wladmir Coelho

1 – Os levantes na América do Sul somados a resistência dos trabalhadores bolivianos contra o golpe planejado, financiado e executado pelos Estados Unidos com recursos do narcotráfico e apoio do fanatismo religioso incrustados – estes setores – nos órgãos de repressão revelam o óbvio: o modelo neoliberal agoniza e marchamos para um momento de ruptura restando saber qual será o resultado.

2 – Os detentores do poder até ensaiam tentativas de “consenso” e anunciam medidas paliativas, frutos de acordos pelo alto, como a reforma constituinte do Chile, eleições com muitas restrições na Bolívia e mesas de negociação na Colômbia sempre recebidas, estas iniciativas oficiais, com muita desconfiança pelos trabalhadores.

3 – A população não consegue confiar em governantes responsáveis por massacres e mutilações e percebem muito bem o quanto estes ocupantes do poder encontram-se comprometidos com os interesses do capital notadamente com a continuidade do modelo de concentração da riqueza através do aumento da exploração de quem ainda possui um emprego associado a estagnação da produção preferindo os ditos investidores a jogatina das bolsas de valores.

4 – Bom, até aqui falamos a respeito do ânimo dos trabalhadores da periferia econômica e resta perguntar; e quanto aos trabalhadores da maior potência imperial qual a expectativa destes diante do atual quadro econômico?

5 – O Pew Research Center, uma instituição conservadora financiada pela ONG liberal The Pew Charitable Trusts dos Estados Unidos, apresentou os resultados de uma pesquisa revelando o que esperam os estadunidenses, em termos econômicos, para o ano de 2050.

6 – Em termos gerais a pesquisa revela um grande pessimismo dos trabalhadores quanto ao aumento do desemprego e deste o aprofundamento da desigualdade social representando este fato uma severa diminuição do padrão de vida.

7 – Outra preocupação revelada na pesquisa encontra-se na impossibilidade de efetivação da aposentadoria acreditando, a maioria dos entrevistados, na necessidade de trabalhar até os 70 anos para enfim conseguir aposentar.

8 – Com relação ao poder imperial dos Estados Unidos a pesquisa revela que 60% dos estadunidenses acreditam na dissolução do império nos próximos 30 anos incluindo a possibilidade de aprofundamento e radicalização das posições políticas.

9 – A pesquisa não perguntou qual seria o resultado deste aprofundamento das divisões políticas, mas sabemos todos o quanto a dissolução do império associasse a condição de integralidade do território.

10 – Em termos gerais verifica-se a falência do modelo neoliberal apresentando este fato consequências em todo o planeta e quanto os trabalhadores ainda com a ausência de uma proposta clara para a criação de um modelo econômico para o pleno atendimento de seus interesses.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Programa Escuta Educativa da Rádio Educare.47 do Instituto de Educação de Minas Gerais

Vídeos