quarta-feira, 4 de março de 2020

* CALIFÓRNIA CONDENADA A PAGAR US$ 53 MILHÕES POR NEGLIGÊNCIA COM ESTUDANTES NEGROS E LATINOS




CALIFÓRNIA CONDENADA A PAGAR US$ 53 MILHÕES POR NEGLIGÊNCIA COM ESTUDANTES NEGROS E LATINOS

* A CULPA NÃO É DO PROFESSOR DECRETAM OS JUÍZES CALIFORNIANOS

* NO BRASIL SEGUE A MITIFICAÇÃO DO SUCESSO INDIVIDUAL 

Por Wladmir Coelho

1 – O governo da Califórnia nos Estados Unidos foi condenado a pagar uma indenização de US$ 53 milhões depois que pais e estudantes daquele Estado provaram o tratamento diferenciado oferecido aos estudantes negros e latinos resultando este em elevados níveis de atraso na alfabetização e abandono da escola.

2 – Os valores da indenização serão destinados – em sua maior parte – para 75 escolas com maiores dificuldades no processo de alfabetização e sua utilização destina-se a contratação de professores e criação de programas e materiais escolares específicos conforme a demanda apresentada nas unidades escolares.

3 – Os professores e pais de alunos autores do processo exigiram o cumprimento da Constituição da Califórnia no aspecto relativo ao “direito à educação” para o conjunto da população constituindo a não alfabetização das crianças dos bairros habitados por trabalhadores negros e latinos um desrespeito as determinações legais.

4 – Neste ponto devemos observar a postura da justiça californiana em distanciar-se do discurso liberal de transferência da responsabilidade do insucesso escolar aos professores e estudantes responsabilização, infelizmente, ainda em moda no Brasil.

6 – Em nosso auriverde torrão, diga-se de passagem, a moda é atacar o educador responsável pela critica ao processo de alfabetização mecanizado e desassociado da realidade do estudante reduzindo o debate a respeito do processo de ensino-aprendizagem à fantasia ideológica de base meritocrática.

7 – Cada um por si, este é o lema do discurso meritocrático nacional apoiado pelo material colorido de um banco associado a Fundação de um financista fabricante de bebidas alcoólicas ambos fundamentados na crença do sucesso individual agora conhecido como “projeto de vida” um termo apropriado ou expropriado exatamente de uma análise crítica do processo de escolarização.

8 – Os ricos financistas tomam do Estado os recursos da educação e entregam vídeos motivacionais e emotivos com histórias de “sucessos” individuais e através desta xaropada acrescida de tabelas e gráficos com números e pesquisas sempre ocultando a metodologia na qual firam excluídos fatos como a distância entre ricos e pobres, atraso econômico nacional e principalmente o interesse em cortar investimentos educacionais públicos desviando estes para as bolsas de valores através do pagamento de uma divida que consome mais de 40% do orçamento nacional. Desnecessário acrescentar a condição de interessados do banco e da Fundação em direcionar dinheiro do povo para a irrigação de seus fundos internacionais de investimentos e dá-lhe remessa de dólares para o exterior!

 9 - Os pais e professores envolvidos na ação contra o Estado da Califórnia, na maior economia do mundo, não caíram na lorota do sucesso como fruto da ação individual conforme a mítica das chances iguais e muito menos elegeram o nome de Paulo Freire como culpado das mazelas educacionais, ao contrário, trataram de buscar informações fora das justificativas ideológicas do sonho ou delírio liberal.

10- Estes pais e professores encontraram as respostas no mundo real caracterizado pela concentração de renda, falta de moradia, empregos precários e partindo destes fatos questionaram a realidade entendendo, inclusive, as causas do abandono da escola fato que vivenciaram e decidiram evitar para seus filhos e netos. Notaram agora a origem da demonização de Paulo Freire deste lado do continente na oitava economia do planeta?





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