* CALIFÓRNIA CONDENADA A PAGAR US$ 53 MILHÕES POR NEGLIGÊNCIA COM ESTUDANTES NEGROS E LATINOS
* A CULPA NÃO É DO
PROFESSOR DECRETAM OS JUÍZES CALIFORNIANOS
* NO BRASIL SEGUE A
MITIFICAÇÃO DO SUCESSO INDIVIDUAL
1 – O governo da
Califórnia nos Estados Unidos foi condenado a pagar uma indenização de US$ 53
milhões depois que pais e estudantes daquele Estado provaram o tratamento
diferenciado oferecido aos estudantes negros e latinos resultando este em
elevados níveis de atraso na alfabetização e abandono da escola.
2 – Os valores da indenização
serão destinados – em sua maior parte – para 75 escolas com maiores
dificuldades no processo de alfabetização e sua utilização destina-se a contratação
de professores e criação de programas e materiais escolares específicos
conforme a demanda apresentada nas unidades escolares.
3 – Os professores e pais
de alunos autores do processo exigiram o cumprimento da Constituição da
Califórnia no aspecto relativo ao “direito à educação” para o conjunto da
população constituindo a não alfabetização das crianças dos bairros habitados
por trabalhadores negros e latinos um desrespeito as determinações legais.
4 – Neste ponto devemos
observar a postura da justiça californiana em distanciar-se do discurso liberal
de transferência da responsabilidade do insucesso escolar aos professores e
estudantes responsabilização, infelizmente, ainda em moda no Brasil.
6 – Em nosso auriverde
torrão, diga-se de passagem, a moda é atacar o educador responsável pela
critica ao processo de alfabetização mecanizado e desassociado da realidade do
estudante reduzindo o debate a respeito do processo de ensino-aprendizagem à fantasia
ideológica de base meritocrática.
7 – Cada um por si, este
é o lema do discurso meritocrático nacional apoiado pelo material colorido de
um banco associado a Fundação de um financista fabricante de bebidas alcoólicas
ambos fundamentados na crença do sucesso individual agora conhecido como “projeto
de vida” um termo apropriado ou expropriado exatamente de uma análise crítica
do processo de escolarização.
8 – Os ricos financistas
tomam do Estado os recursos da educação e entregam vídeos motivacionais e
emotivos com histórias de “sucessos” individuais e através desta xaropada
acrescida de tabelas e gráficos com números e pesquisas sempre ocultando a
metodologia na qual firam excluídos fatos como a distância entre ricos e
pobres, atraso econômico nacional e principalmente o interesse em cortar
investimentos educacionais públicos desviando estes para as bolsas de valores
através do pagamento de uma divida que consome mais de 40% do orçamento
nacional. Desnecessário acrescentar a condição de interessados do banco e da
Fundação em direcionar dinheiro do povo para a irrigação de seus fundos
internacionais de investimentos e dá-lhe remessa de dólares para o exterior!
9 - Os pais e professores envolvidos na ação
contra o Estado da Califórnia, na maior economia do mundo, não caíram na lorota
do sucesso como fruto da ação individual conforme a mítica das chances iguais e
muito menos elegeram o nome de Paulo Freire como culpado das mazelas educacionais,
ao contrário, trataram de buscar informações fora das justificativas
ideológicas do sonho ou delírio liberal.
10- Estes pais e
professores encontraram as respostas no mundo real caracterizado pela
concentração de renda, falta de moradia, empregos precários e partindo destes
fatos questionaram a realidade entendendo, inclusive, as causas do abandono da
escola fato que vivenciaram e decidiram evitar para seus filhos e netos. Notaram
agora a origem da demonização de Paulo Freire deste lado do continente na oitava
economia do planeta?
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